WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Rio de Janeiro UFRJ 2003.1 Questão: 2 Geografia Geral 

TUVALU JÁ VIRA MAR – ILHA DO PACÍFICO CONFIRMA A PROFECIA DE PADRE CÍCERO DE QUE O SERTÃO VAI VIRAR MAR E O MAR VIRAR SERTÃO


Os líderes de Tuvalu, uma minúscula ilha-nação no Oceano Pacífico, a meio caminho entre Havaí e Austrália, reconheceram a derrota em sua batalha contra o mar invasor e anunciaram que abandonarão seu país.

JB Ecológico – 21/09/2002

 

A variação do nível do mar é um fenômeno global. Indique quatro conseqüências sócio-espaciais desse fenômeno.

Pesquisas revelam que o aumento do nível do mar vai desabrigar um grande número de pessoas – os “refugiados ambientais”. A população de Tuvalu, como de outros países-ilha e de regiões com litorais de baixo declive estão mais vulneráveis aos impactos causados pela variação do nível do mar. A preocupação com as conseqüências sócio-ambientais levou à criação da organização – Alliance of Small Island States (AOSIS) que atualmente agrega 43 países que representam 5% da população mundial. O objetivo da aliança é defender os direitos dos países que sofrem os efeitos adversos à mudança climática.

As conseqüências sócio-espaciais desse fenômeno são:

- Desaparecimento de muitas cidades e áreas litorâneas, inundando construções com grandes prejuízos para a população.

- Perda da extensão do solo para a agricultura, devido a submersão de áreas rurais.

- Redução da disponibilidade de água potável, devido à salinização do lençol freático, prejudicando o abastecimento de água para a população e a produção de alimentos.

- Desvalorização imobiliária que reduz o valor da terra, bem como dificulta as negociações com as seguradoras de propriedades em área de risco de alagamento.

- Mobilidade da população na busca de áreas mais elevadas, forçando migrações internas e até mesmo internacionais, com risco da perda da nacionalidade.

- Investimentos para contenção e proteção das áreas litorâneas que evitam a destruição do patrimônio cultural e paisagístico.

- Alagamentos freqüentes nas áreas continentais adjacentes ao litoral, por causa da impossibilidade de escoamento das águas dos canais fluviais.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Geografia Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...