WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Rio de Janeiro UFRJ 2003.1 Questão: 2 Biologia Geral 

As vítimas de choque hemorrágico (caracterizado pela perda de mais de 1.000ml de sangue, em adultos de 70kg) sofrem colapso circulatório; a pressão arterial cai tanto que o coração não bombeia mais sangue para os tecidos do corpo, causando falência dos órgãos. Se não houver o restabelecimento da pressão arterial, a morte será inevitável.

Nos últimos anos, o uso de pequenos volumes de solução hipertônica – denominada informalmente “salgadão” – tornou-se uma alternativa ao uso de soro fisiológico (solução isotônica) na reanimação de vítimas de choque hemorrágico.

A tabela a seguir mostra as concentrações de NaCl no soro fisiológico e no “salgadão”.

 

Explique como a administração de pequenos volumes de solução hipertônica (salgadão) vai atuar para o restabelecimento da pressão arterial das vítimas de choque hemorrágico.

Processo de muda ou ecdise. Antes de deixar a carapaça velha (exoesqueleto), o caranguejo-uçá, assim como outros artrópodes, dissolve a parte interna do exoesqueleto antigo. Uma vez que sua dieta é pobre em substâncias carbonatadas, ele incorpora grande parte dos carbonatos de cálcio e de magnésio da carapaça antiga à sua corrente sangüínea, utilizando-os na síntese do novo exoesqueleto.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Biologia Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...