
As vítimas de choque hemorrágico (caracterizado pela perda de mais de 1.000ml de sangue, em adultos de 70kg) sofrem colapso circulatório; a pressão arterial cai tanto que o coração não bombeia mais sangue para os tecidos do corpo, causando falência dos órgãos. Se não houver o restabelecimento da pressão arterial, a morte será inevitável.
Nos últimos anos, o uso de pequenos volumes de solução hipertônica – denominada informalmente “salgadão” – tornou-se uma alternativa ao uso de soro fisiológico (solução isotônica) na reanimação de vítimas de choque hemorrágico.
A tabela a seguir mostra as concentrações de NaCl no soro fisiológico e no “salgadão”.
Explique como a administração de pequenos volumes de solução hipertônica (salgadão) vai atuar para o restabelecimento da pressão arterial das vítimas de choque hemorrágico.
Processo de muda ou ecdise. Antes de deixar a carapaça velha (exoesqueleto), o caranguejo-uçá, assim como outros artrópodes, dissolve a parte interna do exoesqueleto antigo. Uma vez que sua dieta é pobre em substâncias carbonatadas, ele incorpora grande parte dos carbonatos de cálcio e de magnésio da carapaça antiga à sua corrente sangüínea, utilizando-os na síntese do novo exoesqueleto.
TEMPO NA QUESTÃO
00:00:00
Meu Desempenho
Biologia Geral
Total de Questões: ?
Respondidas: ? (0,00%)
Certas: ? (0,00%)
Erradas: ? (0,00%)
Somente usuários cadastrados!