WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Rio de Janeiro UFRJ 2003.1 Questão: 11 Português Redação 

A leitura dos trechos a seguir relacionados demonstra que um passeio no tempo permite a identificação de mudanças de toda ordem: nos comportamentos e valores sociais, nas relações humanas, no espaço urbano e na visão de mundo. Redija um texto dissertativo-argumentativo sobre um dos tipos de mudança referidos.

Observações:
1. Redija seu texto em prosa, de acordo com a norma culta da língua.
2. Redija um texto de 25 a 30 linhas.
3. Atribua um título ao texto.
4. Escreva seu texto a caneta.
5. Não assine ou identifique sua prova.

 

Trecho I:

“Mesmo com as inúmeras mudanças que sofreu ao longo destes quatro séculos [...] o largo da Carioca nunca perdeu sua natureza popular. É, desde sempre, um espaço democrático. Ainda que não tenha sido palco de relevantes acontecimentos históricos e políticos, acompanhar sua história permite uma análise do desenvolvimento da civilização que se estabeleceu nas terras da Guanabara. Por ali passaram homens que, atuando em um cenário de acontecimentos cotidianos, contribuíram para delinear o espírito do povo carioca”.

(Carlos Gustavo Nunes Pereira. Largo da Carioca - 1608-1999)

 

Trecho II:

“Eles foram modernos e viraram eternos. Cada um em sua seara e em seu tempo foi capaz de fazer uma ruptura modernizadora. Recusaram-se a aceitar o subdesenvolvimento como destino e acreditaram que o Brasil oferecia uma opção cultural diferente. Apostaram que tinham uma marca a imprimir e construíram uma obra original e inovadora. Será que no século XXI o Brasil vai produzir na arquitetura, na sociologia, na política e na poesia uma safra que chegue perto da categoria dessa? Alguém pensará o Brasil com a abrangência de Sérgio Buarque de Holanda? Ou terá as visões urbanas de Lucio Costa? Alguém impulsionará o Brasil à frente do seu tempo com a imaginação de JK? Quem observará o cotidiano com a inteligência, a liberdade e o lirismo de Carlos Drummond?”

(O Globo, 2o Caderno - 14 de julho de 2002)

 

Trecho III:

“Neste momento de virada do século XX, [...] uma das finalidades da atual política educacional é a de qualificar a força de trabalho para o exercício das funções exigidas pelas diversas ocupações na produção, sendo que essa qualificação deve ser compatível com a complexidade tecnológica que caracteriza o mundo do trabalho nos dias atuais”.

(Jailson Alves dos Santos. A trajetória da educação profissional. In: Lopes, E. et alii. 500 anos de educação no Brasil. 2 ed. Belo Horizonte, Autêntica, 2000: 222)

 

Trecho IV:

“Bem, eu coordeno tudo, meu filho foi criado também na mesma batida, mas uma batida diferente da minha, que nós tínhamos aquele respeito, papai era austero. Não, o meu garoto não, eu chego em casa está sempre brincando comigo, me gozando inclusive que ele está nessa idade, está com onze anos”.

(Fala carioca - inquérito 145 - homem de 40 anos de idade - gravado em 10 de abril de 1973 . UFRJ/Projeto NURC)

 

Trecho V:

“A inspiração dos Jogos Olímpicos não tem registro histórico confiável. Sabe-se que a motivação original era de fundo religioso, corpo tomado como tempo material do espírito, lanterna divina.[...] No tilintar do ouro de Los Angeles, a definição do esporte ganha um rabicho: “o que vale é vencer” (para faturar a fama e, se possível, a grana)”.

(Joelmir Beting. Olympia, Olympia. O Globo. Caderno Economia, 11/08/1984)

 

 



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Português Redação

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...