WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Rio de Janeiro UFRJ 2003.1 Questão: 10 Física Geral 

Um cilindro maciço de vidro tem acima de sua base superior uma fonte luminosa que emite um fino feixe de luz, como mostra a figura abaixo.


Um aluno deseja saber se toda luz que penetra por essa extremidade superior do tubo vai sair na outra extremidade, independentemente da posição da fonte F e, portanto, do ângulo de incidência α. Para tanto, o aluno analisa o raio luminoso rasante e verifica que o ângulo de refração correspondente a esse raio vale 40º.

seno 40º = 0,64 e nar = 1

a) Obtenha o índice de refração do material do cilindro.

 

b) Verifique se o raio rasante, após ser refratado e incidir na face lateral do cilindro, sofrerá ou não uma nova refração. Justifique sua resposta.

a) n1seni. = n2 senr.  

1. sen 90= n2 .sen 40.

1.1= n2. 0,64.

n2 =1,56

 

b) Como o ângulo que incide na face lateral é de 50º logo não ocorre refração já que o ângulo limite é 40º , portanto somente teremos reflexão total. Ao refletir o raio tornará a incidir com ângulo de 50º, na outra face refletindo-se e assim sucessivamente até sair pela outra extremidade.

 



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Física Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...