WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Rio de Janeiro UFRJ 2003.1 Questão: 10 Biologia Geral 

Alguns anfíbios possuem venenos que têm por base compostos químicos alcalóides. Os alcalóides obtidos a partir dessas espécies vêm sendo utilizados em pesquisas biomédicas, por causa de suas propriedades farmacológicas. Os cientistas acreditam que o conhecimento das relações evolutivas (filogenéticas) dos anfíbios pode auxiliar na escolha das espécies a serem estudadas na busca de novos alcalóides. A figura a seguir mostra as relações evolutivas entre cinco espécies de anfíbios. As espécies Phyllobates terribilis e Epipedobates tricolor apresentam alcalóides, enquanto a espécie Rana palmipes não possui este tipo de substância.


Identifique qual das duas espécies, A ou B, deveria ser estudada primeiro pelos cientistas na busca por alcalóides de interesse farmacológico. Justifique sua resposta.

Espécie B. P. terribilis e E. tricolor são evolutivamente mais próximas entre si, isto é, possuem um ancestral comum que não é compartilhado com R. palmipes (espécie que não apresenta veneno) nem com a espécie A. A característica de interesse (presença de veneno) compartilhada pelas duas primeiras espécies pode ter surgido em seu ancestral comum mais próximo. Nesse caso, é provável que todos os descendentes deste mesmo ancestral compartilhem tal característica, incluindo, assim, a espécie B.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Biologia Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...