WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Rio de Janeiro UFRJ 2003.1 Questão: 1 Geografia Geral 

As migrações referem-se à mobilidade da população entre as regiões de um mesmo país ou entre países. Não constituem fenômeno isolado, sendo elemento importante para a compreensão da dinâmica demográfica. O estudo das migrações internacionais envolve uma perspectiva histórica ampla. Os dois mapas abaixo representam o deslocamento da população mundial em dois períodos distintos.


Modificado de CASTLES, Stephen and MILLER, Mark J. The Age of Migration: international population moviments in the modern world. London: Macmillan Press LTD, 1993.

 

Compare os dois mapas, apontando a tendência das migrações internacionais do continente europeu em cada período e, em seguida, explique as razões para a mudança de tendência.

O primeiro mapa corresponde aos fluxos migratórios entre 1850 e 1920, demonstrando que a Europa é, nesse período, um continente de emigração ou de repulsão da população. Os europeus migraram para as Américas (em especial Estados Unidos, Brasil e Argentina), África (África do Sul) e Oceania (principalmente para a Austrália). Já no mapa correspondente aos fluxos migratórios após 1973, a Europa aparece como um continente de imigração ou de atração populacional, predominando os estrangeiros oriundos do Leste Europeu, África, Ásia e América Latina.

As razões que explicam essa inversão de tendência estão associadas às transformações ocorridas na Europa ao longo do tempo. No primeiro período (1850- 1920), a industrialização, a urbanização, o êxodo rural, juntamente com os novos meios de comunicação, promovem um intenso fluxo migratório para outros continentes. Além das razões sócio-econômicas ligadas à pobreza, cabe ressaltar as perseguições políticas, religiosas e as guerras como estímulo à emigração. A partir do período Pós-Segunda Guerra Mundial, inverteu-se a direção dos fluxos migratórios, e a Europa torna-se uma das mais importantes áreas de atração populacional. O mapa pós 1973 demonstra que os países como Alemanha, França, Bélgica, Holanda, Reino Unido e Itália passam a receber grande contingente de imigrantes que atendem, sobretudo, ao mercado de trabalho.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Geografia Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...