WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Rio de Janeiro UFRJ 2002.1 Questão: 3 História Geral 

Entendeis por selvagens certos camponeses que vivem em cabanas (...) que não conhecem nada além da terra que os nutre, e o mercado aonde às vezes vão vender seus produtos (...), que falam um linguajar que nas cidades não se entende, que têm poucas idéias, e por conseguinte, poucos instrumentos para expressá-las. De selvagens como esses a Europa está cheia. É preciso reconhecer que [as populações indígenas da América] e os cafres [africanos], que nos comprazemos em chamar de selvagens, são infinitamente superiores aos nossos.

Fonte: Apud GINZBURG, Carlo. Olhos de madeira. São Paulo, Companhia das Letras, 2001, pp. 31-32.

Este texto foi escrito por Voltaire, um dos maiores pensadores da Ilustração. Normalmente se associa o Iluminismo a um movimento filosófico marcado pela defesa da crítica, da ciência e da liberdade de expressão, que chegou, inclusive, a influenciar a própria Revolução Francesa.

Com base no texto de Voltaire, explique um outro aspecto do Iluminismo.

O candidato deverá explicar que o Iluminismo, apesar de representar o avanço da razão, da ciência e a defesa da liberdade de expressão, fora gerado numa sociedade de Antigo Regime, portanto ciosa de suas diferenças sociais, culturais e políticas. Daí se entende a visão pejorativa sobre o campesinato. O camponês não teria condições de possuir opiniões próprias e de participar da vida política. A partir desse ângulo o Iluminismo reitera as diferenciações no âmbito do Antigo Regime e, portanto, reafirma a superioridade das elites (letradas ou vinculadas a intelectuais);



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

História Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...