
O Tratado de Madrid (1750) solucionava os antagonismos derivados do Tratado de Tordesilhas (1494); assim, a linha irreal e invisível ficava convertida em uma linha real e visível, traçada por rios e cadeias montanhosas, fixando as fronteiras naturais do Brasil.
Fonte: Adaptado de PLAZA, Paloma F. (coord.). As relações lusoespanholas no Brasil entre os séculos XVI e XVIII. Madrid, Ministerio de Educación, Cultura y Deporte, 2001, p. 31.
A colônia de Sacramento, um dos principais motivos das disputas luso-espanholas, foi fundada pelos portugueses, às margens do Rio da Prata, em 1680. Explique dois motivos que levaram à sua criação.
O candidato deverá mencionar que a colônia de Sacramento podia converter-se em via de acesso ao comércio com a região argentífera do Alto Peru, e com os mercados espanhóis da região do Prata, especialmente Buenos Aires. Alternativamente, poderá mencionar que a fundação da colônia de Sacramento representava um núcleo de expansão territorial do próprio Império Português na América.
TEMPO NA QUESTÃO
00:00:00
Meu Desempenho
História Geral
Total de Questões: ?
Respondidas: ? (0,00%)
Certas: ? (0,00%)
Erradas: ? (0,00%)
Somente usuários cadastrados!