WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Rio de Janeiro UFRJ 2002.1 Questão: 2 Português Geral 

A identidade brasileira é construída a partir da miscigenação e da diversidade étnica, regional, sociocultural e lingüística. Os textos que seguem demonstram que essa diversidade foi observada sob vários ângulos, em diferentes momentos da nossa história, positiva e/ou negativamente.

TEXTO I:

Naquela terra querida,
Que era sua e não era,
Onde sonhara com a vida
Mas nunca viver pudera,
Ia morrer sem comida
Aquele de cuja lida
Tanta comida nascera.

(Ferreira Gullar. 1964. João Boa-Morte, cabra marcado pra morrer. In: AGUIAR, F. (org.). 1999. Com palmos medida. Terra, trabalho e conflito na literatura brasileira. São Paulo, Fundação Perseu Abramo: p. 309)

TEXTO II:

Os moradores desta costa do Brasil todos têm terra de sesmarias dadas e repartidas pelos capitães da terra, e a primeira coisa que pretendem alcançar são escravos para lhe fazerem e granjearem suas roças e fazendas, porque sem eles não se podem sustentar na terra: e uma das coisas porque o Brasil não floresce muito mais, é pelos escravos que se alevantarão e fugirão para suas terras e fogem cada dia: e se esses índios não foram tão fugitivos e mutáveis, não tivera comparação a riqueza do Brasil.

(GANDAVO, Pero de Magalhães. 1576. Tratado das terras do Brasil. Lisboa. In: AGUIAR, F. (org.). 1999. Com palmos medida. Terra, trabalho e conflito na literatura brasileira. São Paulo, Fundação Perseu Abramo: p. 35

Destaque do Texto 2 duas formas verbais que indicam fatos passados e estão grafadas de forma diversa à atual, apontando a ortografia agora vigente.

Alevantarão e fugirão, que indicam, no texto, tempo passado, e não futuro, atualmente grafados alevantaram e fugiram.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Português Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...