WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Rio de Janeiro UFRJ 2002.1 Questão: 10 História Geral 


— Sr. Kruschev, o senhor estava bem seguro de que enviando o Exército Vermelho a Budapeste fazia bem ao socialismo?

— Sim, respondeu Krushev, nós estávamos salvando o socialismo da contra-revolução. (...)

E nós lhe contamos sobre Paris..., a angústia de alguns militantes do partido comunista..., a explosão do movimento da paz que lhes fizera perder no mundo inteiro milhares de companheiros de luta. Em uma semana eles deixaram apenas de ser os heróis de 1917 e os vencedores de Stalingrado. Tornaram-se, também, militares invasores em seus tanques de guerra aos olhos daqueles que achavam muito difícil justificar atos semelhantes aos que costumavam condenar quando cometidos em outros lugares.

(trecho de conversa de Yves Montand e Simone Signoret, atores militantes do Partido Comunista Francês, com Nikita Kruschev, Primeiro-ministro da URSS)

As discussões e decisões do XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, em fevereiro de 1956, suscitaram rapidamente reivindicações nas democracias populares da Europa. Na Hungria, no mesmo ano, ocorreu uma violenta insurreição, logo esmagada pelas tropas russas, levando à morte cerca de 3.000 pessoas.

Explique uma conseqüência, a longo prazo, da repressão soviética às insurreições ocorridas na Europa do Leste.

O candidato deverá fazer referência ao desgaste provocado pela violenta ação repressiva soviética, e o conseqüente enfraquecimento do domínio da URSS na região. Poderá ainda mencionar a perda de apoio por parte dos simpatizantes e aliados políticos da URSS. Por último, poderá apontar a crise do socialismo nos anos 80.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

História Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...