WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Rio de Janeiro UFRJ 2002.1 Questão: 10 Geografia Geral 

Quase metade da população mundial vive em cidades e este crescimento continuará pelas próximas décadas. O mapa abaixo apresenta o crescimento das cidades com mais de 10 milhões de habitantes no mundo e a sua previsão para o ano 2015.

Com base no mapa, aponte e explique as tendências de crescimento urbano nas Américas, África e Ásia.


- As cidades das Américas apresentam pequena taxa de crescimento, localizando-se em países com mais de 60% da população urbana. Apesar dessa taxa, as cidades com previsões de maior crescimento são Cidade do México e São Paulo, localizadas na América Latina, que enfrenta grandes desigualdades sociais.

- Na África, as cidades com mais de 10 milhões de habitantes são Cairo e Lagos; ambas apresentam tendências de crescimento, principalmente a cidade de Lagos. Contribuem para o crescimento das cidades africanas a extrema pobreza e a violência rural.

- A Ásia apresenta o maior número de cidades com mais de 10 milhões de habitantes, apesar da predominância da população rural na maioria dos países. Estas cidades têm a previsão, para os próximos anos, da continuidade do seu crescimento urbano a partir da forte migração campo-cidade, devido aos níveis de pobreza existentes no continente.

- Na Ásia, continente com previsão dos maiores crescimentos urbanos, Seul (Coréia), Tóquio e Osaka (Japão) são exceções, apresentando pequeno crescimento da população urbana, por se localizarem em países fortemente urbanizados.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Geografia Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...