WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Rio de Janeiro UFRJ 2002.1 Questão: 1 Geografia Geral 

Entre 1950 e 2000, a parcela da população mundial residente em cidades passou de 30% para 47%. A ONU calcula que, em 2006, esta proporção poderá atingir 50%. A proporção de população urbana, no entanto, ainda se apresenta muito desigual nas diferentes regiões do mundo.


A partir da observação do gráfico acima, dê duas razões para as maiores taxas de urbanização na América Latina em relação àquelas dos países em desenvolvimento.

Tradição de concentração da população em grandes centros urbanos em algumas civilizações pré-colombianas; O tipo de colonização e o processo posterior de ocupação do território foram fortemente apoiados em um sistema urbano, suporte da organização administrativa; Nos grandes países da América Latina, a partir dos nos 50, a industrialização concentrada nos principais centros urbanos, atraiu uma grande parcela de população; A estrutura fundiária permaneceu concentrada, mas houve um processo de modernização da agricultura que resultou na aceleração do êxodo rural; A economia voltada para exportação que reforçou a concentração das atividades econômicas e da população nos centros urbanos próximos ao litoral; O peso demográfico dos países mais urbanizados da América Latina (Brasil, México, Argentina, Colômbia, Peru etc.) é muito superior aquele dos países menos urbanizados, como é o caso na América Central (Honduras, El Salvador, Nicarágua etc.).



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Geografia Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...