WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Paraná UFPR 2013.2 Questão: 7 Química Geral 

 

 

 

Pesquisadores de Harvard desenvolveram uma técnica para preparar nanoestruturas auto-organizadas na forma que lembram flores. Para criar as estruturas de flores, o pesquisador dissolveu cloreto de bário e silicato de sódio num bequer. O dióxido de carbono do ar se dissolve naturalmente na água, desencadeando uma reação que precipita cristais de carbonato de bário. Como subproduto, ela também reduz o pH da solução que rodeia imediatamente os cristais, que então desencadeia uma reação com o silicato de sódio dissolvido. Esta segunda reação adiciona uma camada de sílica porosa que permite a formação de cristais de carbonato de bário para continuar o crescimento da estrutura.

(“Beautiful "flowers" self-assemble in a beaker”. Disponível em <https://www.seas.harvard.edu/news/2013/05/beautiful-flowers-self-assemblebeaker>. Acesso em 10 ago. 2013)

Na tabela ao lado são mostrados valores de produto de solubilidade de alguns carbonatos.


a) Suponha que num bequer foram dissolvidos cloretos de bário, cálcio e estrôncio de modo que as concentrações de cada sal é igual a 1umol.L-1. Com a dissolução natural do gás carbônico do ar, qual carbonato irá primeiramente cristalizar?

b) Num bequer há uma solução 1umol.L-1 de cloreto de bário. Calcule qual a concentração de íons carbonato necessárias para que o cristal de carbonato de bário comece a se formar.

 

 

 



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Química Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...