Um empresário mantém uma rotina diária repleta de atividades. Para gerenciar a sua agenda de eventos, ele controla o tempo de forma meticulosa, chegando pontualmente aos seus compromissos e executando as suas tarefas em um tempo determinado. Por exemplo:
• 7 horas diárias de sono
• 15 minutos destinados a higiene matinal (escovar os dentes etc.)
• 18 minutos para tomar café da manhã
• 14 minutos para deslocar-se até o escritório
Para ajudá-lo a controlar o tempo meticulosamente, além do seu smartphone, todos os seus utensíli- os domésticos e o seu automóvel estão conectados à internet e podem trocar informações entre si. Em um determinado dia, o gerenciador da agenda de eventos do smartphone recebeu as seguintes informações:
i) o seu primeiro compromisso, a reunião das 8 horas, foi remarcado para as 8 horas e 45 minutos;
ii) ocorreu um acidente na estrada e o trajeto para o escritório levará 23 minutos; e
iii)o automóvel acusou que precisa ser abastecido e que serão necessários 15 minutos para o abastecimento.
Considerando o exposto, determine o horário em que o empresário terá de acordar e calcule, em relação ao tempo de sono diário, o porcentual de sono ganho ou perdido com a remarcação da reunião.
Inicialmente, o empresário teria um compromisso às 8h00min. e teria que acordar as 7h13min., pois diariamente ele gasta 47 minutos com as suas atividades. Com os imprevistos, equivalentes a 9 + 15 = 24 minutos e a mudança do horário da reunião para 8h45min, ele acordaria às 7h34min. Como seu tempo diário de sono é de 7 horas ou 420 minutos, o percentual de sono ganho pode ser calculado por 100% ------------420 minutos x ------------21 minutos obtendo-se um ganho de 5%.
TEMPO NA QUESTÃO
00:00:00
Matemática Grandezas e Proporções
Total de Questões: ?
Respondidas: ? (0,00%)
Certas: ? (0,00%)
Erradas: ? (0,00%)
Somente usuários cadastrados!