WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Goiás UFG 2014.1 Questão: 48 História História Geral 4- Idade Moderna (1453d.C - 1789d.C) Mercantilismo 

Analise a imagem a seguir.


Por mercantilismo designa-se o conjunto de ideias e práticas econômicas desenvolvidas pelos Estados Nacionais Modernos entre os séculos XV e XVIII, que marcou a relação entre as metrópoles e suas colônias. Diante do exposto, explique como a imagem apresentada remete

a) a um princípio do mercantilismo;

b) à relação entre as metrópoles e as colônias.

a) A imagem apresentada se refere a dois princípios do mercantilismo (o candidato deve explicar apenas um princípio):

• metalismo: consiste na política de acumulação de metais preciosos, mensurando a riqueza econômica de um país por meio da quantificação de ouro ou prata por ele adquiridos, valorizados como moeda de troca e capital. Percebe-se tal característica na imagem por meios das linhas de fluxo de prata (América Espanhola para Europa) e ouro (América Portuguesa para Europa).

• valorização do comércio e balança comercial favorável: a economia da colônia é integrada à economia da metrópole, o que significa que a colônia fornece à metrópole produtos tropicais para a comercialização com outros Estados Nacionais (no mapa, observam-se as linhas de fluxo, da América para a Europa, de produtos como açúcar, tabaco, cacau e pele). Ao mesmo tempo, a colônia funciona como entreposto comercial, recebendo produtos manufaturados da metrópole. Desse modo, a metrópole aumenta suas exportações e diminui suas importações, garantindo uma balança comercial favorável.

b) A imagem apresentada se refere à relação entre metrópoles e colônias por meio da visualização do (o candidato deve explicar apenas uma relação):

• Comércio triangular: constituía-se nas rotas de navegação executadas pelo comércio entre metrópoles e colônias. A imagem evidencia a ligação entre os três continentes (Europa, América e África) e suas respectivas funções comerciais. A Europa fornecia produtos manufaturados para a América; a África fornecia mão de obra escrava para a produção colonial; a América fornecia produtos tropicais para a Europa. Nesse sentido, a dinâmica comercial fortalecia a relação entre os territórios coloniais e metropolitanos.

• Pacto colonial: estabelecia que a colônia, além de ser produtora de matérias-primas, devia comercializar apenas com a metrópole (exclusivo comercial ou monopólio comercial). Na imagem, observam-se indícios do pacto colonial nas trajetórias de produtos (açúcar, tabaco, cacau, prata e ouro) das colônias para as metrópoles espanhola e portuguesa. Da mesma forma, o pacto colonial gerava o impedimento de produção de manufaturados nos territórios coloniais, sendo esses importados da metrópole, conforme se observa na trajetória expressa na imagem.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

História História Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...