WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Goiás UFG 2013.2 Questão: 36 História Geral 

Leia as narrativas históricas a seguir.


As duas histórias apresentadas narram um evento da história do Brasil. Essas narrativas elaboram cenários diferenciados sobre a relação entre indígenas e portugueses. Comparando as narrativas históricas apresentadas,

a) qual a diferença de interpretação entre a narrativa 1 e a narrativa 2?

b) Explique o que permite que o mesmo evento histórico seja narrado de forma diferente.

a) De forma geral, a diferença de interpretação entre a narrativa 1 e a narrativa 2 consiste no modo como a relação entre portugueses e indígenas é compreendida – como positiva e harmônica (visão eurocêntrica, na primeira narrativa) ou como negativa e conflituosa (visão não eurocêntrica, na segunda narrativa). É possível decompor as diferenças narrativas, tal como segue (a banca considerará qualquer explicação da diferença que remeta aos seguintes pares de oposição: narrativa eurocêntrica/não eurocêntrica; narrativa harmônica/conflituosa; civilização/barbárie):

A perspectiva eurocêntrica que orienta a narrativa 1 se expressa nos seguintes pontos:

  • A história do Brasil tem como marco fundador a chegada dos portugueses, pressupondo que a presença anterior dos indígenas não é relevante para servir de marco temporal para a interpretação do evento.
  • A cultura indígena é avaliada a partir dos valores europeus. Dessa forma, ela é apresentada por meio daqueles elementos culturais que os indígenas não possuem (cidades e escrita) ou daquilo que, sob o ponto de vista dos portugueses, era considerado imoral, estranho ou frágil (viviam nus, adoravam vários deuses, possuíam economia de subsistência).
  • A história é narrada sem levar em consideração as tensões e os conflitos. A narrativa sobre a colonização estabelece uma relação de harmonia entre portugueses e indígenas: não só os indígenas se entusiasmam com a cultura material trazida da Europa como recebem passivamente dos jesuítas (civilizadores) os ensinamentos da língua e religião.
  • A chegada dos portugueses é narrada como positiva, trazendo o progresso e/ou a civilização (cidades foram organizadas, muitos aprenderam a ler) e a religião (muitos tornaram-se cristãos).

A segunda narrativa se orienta por uma percepção não eurocêntrica, que pode ser percebida nos seguintes elementos:

  • Ela valoriza a cultura indígena, reconhecendo a diversidade de nações indígenas existentes e a peculiaridade de seus modos de vida.
  • A chegada dos portugueses é narrada a partir da noção de dominação e de conflitos, rejeitando a noção de harmonia. Desta forma, a narrativa 2 destaca a imposição do modo de vida português, a dizimação das diferentes nações indígenas e a resistência à colonização.

b) Um mesmo evento histórico pode ser narrado de forma diferente porque o conhecimento histórico não se confunde com a experiência histórica. Ou seja, passado e história são termos distintos. Por isso, para se produzir história é necessário que o passado (registrado nas fontes selecionadas pelo historiador) seja interpretado (por meio de conceitos e sistemas de conceitos, bem como por meio dos valores e das ideias dos historiadores), de modo a produzir um sentido para a vida humana no presente. É, portanto, por meio da interpretação das fontes que o passado se torna história. Estes aspectos podem ser observados nas formas como a relação entre portugueses e indígenas foram narradas, em que se destacam (o candidato deve identificar apenas um dos elementos que levam à explicação da possibilidade narrativa diferente sobre um mesmo evento):

  • a utilização de imagens distintas, que corrobora perspectivas diferentes sobre o mesmo evento (há uma seleção de fontes diversas);
  • a identificação do modo de vida indígena, que é caracterizado em associação à chegada dos europeus (a interpretação das fontes);
  • a adoção de um ponto de vista eurocêntrico e não eurocêntrico em cada uma das narrativas, que valoriza a cultura indígena ou a nega (há perspectivas orientadoras distintas



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

História Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...