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Goiás UFG 2013.1 Questão: 8 Literatura Teoria Literária 

 

 

 

Leia os fragmentos a seguir.

LEMBRANÇA DE MORRER
No more! o never more!*
Shelley

Quando em meu peito rebentar-se a fibra
Que o espírito enlaça à dor vivente,
Não derramem por mim nem uma lágrima
Em pálpebra demente.
E nem desfolhem na matéria impura
A flor do vale que adormece ao vento:
Não quero que uma nota de alegria
Se cale por meu triste passamento.
Eu deixo a vida como deixa o tédio
Do deserto, o poente** caminheiro
– Como as horas de um longo pesadelo
Que se desfaz ao dobre de um sineiro;
[…]
Descansem o meu leito solitário
Na floresta dos homens esquecida,
À sombra de uma cruz, e escrevam nela:
– Foi poeta – sonhou – e amou na vida. –
[…]
*Não mais! Oh! Nunca mais!
**Ppalavra grafada “poento” na primeira edição (1853) e na maioria
das edições posteriores.

AZEVEDO, Álvares de. Lira dos vinte anos. In: Obra completa. Org. de Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000. p. 188-189.

[…]
ÁLVARES
Você disse “lembrança de morrer”? Lembrança de morrer!? Mas então estou morto mesmo! Droga! A morte me tirou a memória... (Pausa) Quer saber de uma coisa?
ZÉ PAULO
O quê?
ÁLVARES
A morte é uma merda! Com ela, não me tornei nem uma coisa nem outra. Nem poeta nem bacharel de direito...
ZÉ PAULO
Tudo bem. Você escapou dessa.
ÁLVARES (baixinho)
Pra melhor?
ZÉ PAULO (impaciente, agarra Álvares pelo braço e passa a conduzi-lo) Sim, pra melhor, pra melhor... […]

MARTINS, Alberto. Uma noite em cinco atos. São Paulo: Editora 34, 2009. p. 28-29.

Os textos transcritos evidenciam a intertextualidade da peça Uma noite em cinco atos com a poética de Álvares de Azevedo, revelando que, mesmo com diferentes pontos de vista, há uma aproximação entre a visão moderna e a visão ultrarromântica sobre o tema da morte. Com base nesta afirmativa, responda:

a) Que recurso de intertextualidade é utilizado em Uma noite em cinco atos para estabelecer a relação direta entre essa peça e o poema “Lembrança de morrer”? (2,0 pontos)

b) Em que se assemelham as ideias sobre a morte expressas pelo eu lírico, na terceira estrofe do poema, e pela personagem Zé Paulo, no trecho da peça? (3,0 pontos)

 

 

 



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