
Leia o texto a seguir.
A região de Caldas Novas, no estado de Goiás, abriga uma das maiores reservas hidrotermais do planeta não associada a magmatismo. […] As águas termais são extraídas principalmente por meio de poços tubulares profundos, com explotação dos Sistemas Aquíferos Paranoá e Araxá. A origem das águas termais é associada a regimes de fluxo intermediário e a um arranjo de fraturas que atingem profundidades maiores que 1.000 metros. Os poços termais possuem vazões que alcançam 63 m3/h e temperaturas superiores a 59°C. [...]
ALMEIDA, L. de. Estudo da aplicabilidade de técnicas de recarga artificial de aquíferos para a sustentabilidade das águas termais da região de Caldas Novas-GO. Tese (Doutorado em Geologia) – Universidade de Brasília, 2011, p. 10, Brasília, 2011. (Adaptado).
De acordo com o texto, as águas termais não se associam a rochas magmáticas e sim aos Sistemas Aquíferos Paranoá e Araxá, os quais são compostos basicamente de rochas metamórficas, originadas em ambiente de deformação e fraturamento. Considerando-se este fato e o texto apresentado,
a) explique o fenômeno geológico associado à estrutura interna da Terra, que dá origem às elevadas temperaturas das águas extraídas em Caldas Novas; (2,0 pontos)
b) descreva dois impactos ambientais associados ao aproveitamento das águas termais pela atividade turística nesse município. (3,0 pontos)
TEMPO NA QUESTÃO
00:00:00
Meu Desempenho
Geografia Geral
Total de Questões: ?
Respondidas: ? (0,00%)
Certas: ? (0,00%)
Erradas: ? (0,00%)
Somente usuários cadastrados!