WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Goiás UFG 2011.2 Questão: 3 Geografia Geral 

 

 

 

Observe o mapa e leia o fragmento apresentados a seguir.


Esquecemos da importância da vida urbana colonial. A história do Brasil tem sido contada como a de um país rural: plantadores de cana, criadores de gado e plantadores de café. Mas houve outra história, que permaneceu em grande parte esquecida: a história do Brasil urbano colonial. […]. Esquecemos que, nas várias regiões das minas, a população era predominantemente urbana, o que só voltaria a acontecer na segunda metade do século XX.

REIS FILHO, Nestor G. Imagens de vilas e cidades no Brasil colonial: memória da vida urbana no Brasil colonial. In: MARQUES, Luiz. (Org.). Descobrimento e colonização – Brasil 500 anos. São Paulo: MASP, [s.d.]. p. 121.

Com base na leitura do mapa e do fragmento,

a) apresente e explique um fator econômico-social que influenciou, no século XVIII, a expansão da marcha de povoamento nas áreas que, atualmente, correspondem à região Norte. (2,0 pontos)

b) apresente e explique uma característica que diferencie o papel das vilas e cidades nas áreas de mineração em relação às áreas de plantation, na vida urbana no século XVIII. (3,0 pontos)

 

 

 



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Geografia Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...