WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Goiás UFG 2009.1 Questão: 12 História Geral 

 

 

 

Leia as citações a seguir.

O impasse a que chegou a Arte nos últimos vinte anos deve cessar [....] Estados, sistemas políticos e econômicos, as idéias desmoronam sob a tensão das eras... mas a vida é forte e cresce, e o tempo passa, em sua continuidade real. [...] Com o prumo em nossa mão, olhos tão precisos quanto uma régua, um espírito tão certo quanto um compasso... construímos nossa obra como o universo constrói a dele, como o engenheiro constrói suas pontes, como o matemático as suas fórmulas das órbitas. Sabemos que tudo tem a sua própria imagem essencial: cadeira, mesa, lâmpada, telefone, livro, casa, homem.

MANIFESTO REALISTA, 1920. In: BORTULUCCE, Vanessa Beatriz. A arte nos regimes totalitários do século XX: Rússia e Alemanha. São Paulo: Anablume/Fapesp, 2008. p. 80-81.

Uma arte construtiva que não decora, mas organiza a vida.

El LISSITZKY, 1922.

A primeira citação é um trecho do Manifesto Realista, publicado pela vanguarda artística russa em 1920, e a segunda é uma frase de um artista ligado a essa vanguarda. A partir da leitura dos fragmentos,

a) analise uma característica da concepção de arte para essa vanguarda artística, nos anos 1920. (2,5 pontos)

b) relacione essa concepção de arte às mudanças promovidas nas duas primeiras décadas do século XX, nesse país. (2,5 pontos)

 

 

 



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

História Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...