WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Bahia UFBA 2013.1 Questão: 18 Biologia Evolução Geral 

“A célula nervosa não é apenas uma peça fascinante da Biologia. Ela é a chave para a compreensão do modo como o cérebro funciona.” (KANDEL, 2009, p. 75).

“A capacidade de desenvolver novas conexões sinápticas como resultado da experiência parece ter sido conservada pela evolução.” (KANDEL, 2009, p. 303).

“Os mecanismos subjacentes à aprendizagem e à memória foram conservados pela evolução e, portanto, podem ser encontrados em animais simples.” (KANDEL, 2009, p. 164).

“A consciência que temos de nós mesmos e dos outros, a consciência do passado e do futuro evoluíram de nossos ancestrais animais.” (KANDEL, 2009, p. 23).


As afirmações apresentadas integram passagens do livro Em busca da memória – o nascimento de uma nova ciência da mente, de Eric Kandel, que constitui uma narrativa do processo de construção do conhecimento sobre a mente em diferentes dimensões, envolvendo experimentos e interpretações à luz da Teoria da Evolução. Para o autor, mente e cérebro são indissociáveis.


Com base nessas informações,
a) apresente a base biológica que sustenta a uniformidade funcional na evolução do sistema nervoso;

b) caracterize, quanto à organização do sistema nervoso, cnidários (como águas-vivas e hidras) e moluscos (como lulas e polvos), destacando a aquisição evolutiva em nível orgânico que, no curso da evolução, permitiu a crescente exploração do meio ambiente pelos animais.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Biologia Evolução

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...