WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Bahia UFBA 2011.2 Questão: 56 Química Geral 


A gipsita, CaSO4.2H2O(s), é um minério encontrado em grande parte da crosta terrestre. Dele é extraído o gesso, um material branco formado por sulfato de cálcio hemidratado, CaSO4.1/2H2O ou anidro, CaSO4(s), que é utilizado na construção civil, em substituição à argamassa, no revestimento de paredes e em isolamento acústico. Na desidratação térmica da gipsita, a diferentes temperaturas, o minério perde água de hidratação e se transforma em gesso, que pode se hidratar ao reagir com a água e formar uma pasta que endurece em pouco tempo. O gráfico relaciona as pressões de vapor do sulfato de cálcio hidratado e da água com a temperatura, no processo de desidratação da gipsita.

Com base nessas informações, na análise do gráfico e na equação química da desidratação da gipsita,

• escreva o valor numérico correspondente à temperatura máxima de hidratação do gesso com água líquida, ao nível do mar, e indique a partir de que temperatura a perda de água de hidratação da gipsita ocorre com maior intensidade, pelo aquecimento.

• calcule a quantidade de energia absorvida e a massa produzida, em toneladas, de gesso hemidratado, na desidratação de dez toneladas de CaSO4.2H2O(s).



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Química Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...