WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Bahia UFBA 2011.2 Questão: 44 Português Interpretação de textos 

I.
Falará com a mãe, à noite seguinte, pouco antes de sair para encontrar-se com o rapaz. E se a mãe perguntar quem é ele e o que faz, como responderá? Dir-lhe-á que não sabe sequer o nome porque não houve tempo para maior aproximação. Confessará, porém, o detalhe: “Ele é mudo.” Inútil discutir, procurar explicar, tentar justificar-se frente ao espanto da mãe. Sabe que ela não compreenderá, ninguém entenderá, o sobrado inteiro a dizer que tem um parafuso a menos. Uma doida, apenas uma doida se deixaria seduzir e fascinar por um mudo! Deitada, com os olhos fechados, espera que a noite passe depressa e ainda mais depressa o dia seguinte.
Venderá os pãezinhos de queijo com maior alegria porque deve ser mesmo amor o que sente no coração. (A moça dos pãezinhos de queijo)

II.
O pacote com farelos de milho. Voam os pombos quando Eliane, aproximando-se, abre o pacote com as mãos trêmulas. O sol anuncia dia claro na manhã de junho. Tamanho o nervosismo que rasga o pacote e, lançando os farelos no pátio da Igreja da Palma, vê que os pombos retornam para apanhá-los. Bom, como seria bom se fosse um pombo! Não ter que falar, esconderse como uma ladra, não depender de ninguém. Não ter principalmente qualquer consciência e muito menos buscar explicação para as coisas da vida. E, sobretudo, de sua vida de mulher. Comer os farelos de milho no passeio, voar acima das ruas e da multidão, abrigar-se nas árvores
e nos beirais. [...]
[...]
Anda, apressando-se, como a fugir. Não percebe os que passam porque nada realmente importa a não ser o encontro com Odilon. E a verdade é que, antes de transpor a porta da casa, ali no Bângala, deteve-se frente ao espelho, no quarto, mas não teve coragem de olhar-se. Pareceu-lhe que, vendo-se naquele espelho, faltaria a coragem para o encontro. E por isso, apenas por isso, ganhara a rua com rapidez. (O largo de Branco)
ADONIAS FILHO. O largo da Palma: novelas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. p. 17; p. 31 e 32.

Considerando os fragmentos transcritos e a leitura da obra, faça um resumo sobre as personagens Célia e Eliane, explicitando semelhanças e diferenças entre as personagens e entre as situações por elas vividas nas respectivas narrativas.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Português Interpretação de textos

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...