Tarsila do Amaral foi uma das principais artistas da Semana de Arte Moderna de 1922. A tela acima é representativa da primeira fase do movimento modernista no Brasil (1922 a 1930). Nesse momento, as propostas desses artistas e intelectuais encontravam eco em reivindicações de diferentes setores sociais do país, cuja mobilização levou ao fim da República Oligárquica, em 1930. Identifique, a partir da tela apresentada, duas características da ordem socioeconômica defendida pelos modernistas na década de 1920. Em seguida, explique de que forma elas contradizem a política e a economia brasileiras vigentes à época.
Duas das características: • desenvolvimento urbano O desenvolvimento dos centros urbanos e a industrialização eram vistos como símbolos de modernidade pelos integrantes da Semana de Arte Moderna que, assim, opunham-se ao modelo agrário-exportador vigente e ao domínio das tradicionais oligarquias agrárias que controlavam o cenário político do país, por meio de currais eleitorais e do voto de cabresto. Assim, colocava-se em xeque a vocação agrária da sociedade brasileira, pressuposto de políticas econômicas, financeiras e tributárias empreendidas por governos republicanos.
• desenvolvimento industrial
• modernidade tecnológica
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