WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Rio de Janeiro UERJ 2007.2 Questão: 66 História História do Brasil República Regime Militar (1964-1985) 


Apesar de referir-se a questões do período imperial brasileiro, a legenda que completa a ilustração evoca, por seu tom ufanista, um outro slogan utilizado no Brasil, no início da década de 1970: Brasil: ame-o ou deixe-o. Descreva a conjuntura econômica do país na primeira metade dos anos setenta e explique a utilização deste slogan pelo governo militar da época.

Descrição: o país passava pelo que se denominou “milagre econômico”, com crescimento acelerado do PIB, aumento e diversificação da produção industrial e das exportações, estabilização dos índices inflacionários e ampliação significativa do ingresso de capitais estrangeiros na forma de empréstimos e investimentos diretos.

Em contrapartida, o governo adotou uma política de arrocho salarial, que acentuava a concentração de renda e riquezas nas mãos de poucos.

 

Explicação: o aparente sucesso do modelo econômico implantado permitiu que o governo militar utilizasse esse slogan ufanista para legitimar-se politicamente, em um contexto no qual essa legitimidade era confrontada pelas ações das guerrilhas urbana e rural e por vozes da oposição consentida.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

História História do Brasil

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...