WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Rio de Janeiro UERJ 2007.2 Questão: 65 História História do Brasil Império Segundo Reinado (1840-1889) 


Essa ilustração foi publicada em 1865, durante a Guerra do Paraguai, e reflete o posicionamento de vários membros das elites intelectuais brasileiras favoráveis à guerra. Apresente dois argumentos, utilizados na época, para justificar a participação do Brasil nesse conflito.

Dois dentre os argumentos:

- O caráter heróico, civilizador e libertador da guerra contra o ditador Solano Lopez, uma vez que o Brasil levaria a civilização a um país que era identificado como expressão da barbárie.

- A guerra ocorreu num período de mudanças na América Latina, em virtude dos  investimentos britânicos, que permitiram o desenvolvimento de infra-estrutura nos países. O Brasil, a fim de obter os benefícios desses investimentos, teve que se aproximar dos interesses dos britânicos, ou seja, manter a livre navegação na bacia platina.

- O Estado imperial temia que uma política expansionista paraguaia viesse a colocar em xeque a integridade territorial do Brasil, uma vez que, apesar da expansão da malha ferroviária, a ligação do restante do país com regiões do atual centro-oeste e do oeste da região sul fazia-se predominantemente por via fluvial.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

História História do Brasil

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...