WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Rio de Janeiro UERJ 2007.2 Questão: 56 Biologia Parasitologia 

Laudos confirmam cinco casos de febre maculosa RIO - Um menino de 8 anos, internado em Petrópolis, é a quinta vítima confirmada da febre maculosa, segundo informações do Ministério da Saúde. (www.jb.com.br)

No final de 2005, na região serrana do Estado do Rio de Janeiro, e também em outros estados, foram relatados diversos casos, alguns fatais, de uma doença cujos principais sintomas são febre, distúrbios gastrintestinais, dores de cabeça e musculares, além do aparecimento de pequenas manchas avermelhadas na pele. A febre maculosa, uma zoonose de tratamento relativamente fácil quando instituído na fase inicial da doença, é de difícil diagnóstico, não só porque seus sintomas são comuns a muitas outras patologias, mas também por ser confirmada apenas por exames laboratoriais específicos.

Cite o tipo de agente etiológico e o aracnídeo que age como vetor da febre maculosa. Em seguida, descreva duas medidas que podem ser tomadas para evitar a contaminação.

Agente etiológico: bactéria.

Vetor: carrapato.

Duas dentre as seguintes medidas:
- evitar zonas de mato sabidamente infestadas por carrapatos
- vestir-se apropriadamente quando entrar em zonas de mato onde o carrapato é encontrado
- retirar cuidadosamente o carrapato grudado à pele o mais rápido possível tratar com carrapaticidas os locais infestados



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Biologia Parasitologia

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...