WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Rio de Janeiro UERJ 2006.2 Questão: 66 História História do Brasil República 1ª República (1889-1930) 




As imagens apresentam algumas mudanças ocorridas na vida urbana do Rio de Janeiro, na passagem do século XIX para o século XX, indicando reflexos do processo da Revolução Tecnológica e Científica na cidade.

A) De acordo com a ilustração acima, um elemento foi fundamental para estabelecer a diferença entre a Revolução Industrial da Inglaterra no século XVIII e a Revolução Tecnológica e Científica do final do século XIX. Identifique esse elemento, descrevendo o papel que ele desempenhou na diferenciação entre esses dois processos.

B) Na passagem do século XIX para o XX, dizia-se pelos jornais: "O Rio civiliza-se". Cite um aspecto da vida urbana da capital brasileira nessa época que era considerado como um símbolo de atraso e a solução proposta por intelectuais e políticos para superá-lo.

A) O uso da eletricidade, fruto da crescente interação entre tecnologia e produção, passando a substituir o vapor, obtido por meio da combustão do carvão, como força motriz da indústria.

B) Um dentre os aspectos e suas respectivas soluções:

capacidade limitada do porto da cidade; modernização e ampliação do porto
insalubridade da Cidade Velha; obras de saneamento da capital da República
traçado tortuoso das ruas da cidade; abertura de novas avenidas, cujo símbolo maior foi a Avenida Central
controle e mesmo proibição das festas populares de rua (como o entrudo e as quermesses); realização de festas nos espaços fechados dos bailes, salões e clubes



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

História História do Brasil

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...