Foram utilizados, em um experimento, dois salmões, X e Y, de mesmo sexo, peso e idade. O salmão X foi aclimatado em um aquário contendo água do mar, e o salmão Y, em um aquário similar com água doce. As demais condições ambientais nos dois aquários foram mantidas iguais e constantes. Observe, no gráfico a seguir, os resultados das medidas, nesses peixes, de dois parâmetros em relação ao íon Na⁺: taxa de absorção intestinal e taxa de excreção pelo tecido branquial.
Considerando o exposto, explique:
A) as diferenças encontradas entre os peixes nos valores dos parâmetros medidos e identifique o tipo de aclimatação que corresponde aos pontos 1 e 2 do gráfico;
B) a atuação do rim no processo de controle hídrico de salmões adaptados em água do mar e em água doce.
A) Taxa de absorção intestinal: Ponto 1 – em água doce B) Em água salgada, o rim praticamente não elimina urina para reter a maior quantidade possível de água, devido à tendência do peixe em desidratar-se. Em água doce, o rim excreta uma grande quantidade de urina diluída para evitar a tendência a hiper-hidratação.
Salmão X - é elevada porque o peixe bebe a água salgada para evitar a desidratação provocada pelo meio externo hipertônico;
Salmão Y - é baixa porque o peixe não bebe água doce, por tender a uma hiper-hidratação devido ao meio externo hipotônico.
Taxa de excreção branquial:
Salmão X - é alta para compensar a entrada excessiva desse íon;
Salmão Y - é baixa porque o peixe precisa reter sódio.
Ponto 2 – em água do mar
TEMPO NA QUESTÃO
00:00:00
Biologia Diversidade da Vida
Total de Questões: ?
Respondidas: ? (0,00%)
Certas: ? (0,00%)
Erradas: ? (0,00%)
Somente usuários cadastrados!