WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Rio de Janeiro UERJ 2005.2 Questão: 60 Biologia Anatomia e Fisiologia dos Animais 

O oxigênio é um elemento imprescindível à manutenção da vida dos seres aeróbicos, pois participa do processo de extração de energia dos alimentos, como aceptor final de elétrons, conforme exemplificado pela reação abaixo.


Em virtude de sua configuração eletrônica, o oxigênio tem forte tendência a receber um elétron de cada vez, dando origem a moléculas intermediárias, denominadas espécies reativas de oxigênio, que são fortes agentes oxidantes. Essas moléculas, por serem muito reativas, causam alterações, inclusive no DNA, fato que pode induzir mutações tanto em células somáticas quanto em células germinativas.

A) Considerando o processo de oxidação completa da glicose pela célula eucariótica, indique a etapa responsável pela formação de espécies reativas de oxigênio e o local da célula onde essas reações ocorrem.

B) Uma espécie reativa de oxigênio induziu uma mutação no gene de uma célula, acarretando a substituição de uma base guanina por uma adenina, sem alterar, porém, a estrutura primária da proteína codificada pelo gene. Justifique por que não houve alteração da estrutura da proteína.

A)Cadeia respiratória.

Membrana interna da mitocôndria.

B)Como o código genético é degenerado, ou seja, existe mais de um códon para a maioria dos aminoácidos, o códon alterado pode pertencer ao mesmo aminoácido que teria sido inserido na cadeia polipeptídica antes da mutação.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Biologia Anatomia e Fisiologia dos Animais

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...