WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Rio de Janeiro UERJ 2003.1 1ª Fase Questão: 22 Química Geral 

Em um estudo sobre a eficiência do emprego de cinco diferentes substâncias em processos de descontaminação de alimentos, cinco amostras iguais de uma hortaliça foram contaminadas, de maneira idêntica, por um inseticida da classe dos organofosforados. Sabe-se que esse fosforado, inibidor da enzima acetilcolinesterase, embora mais estável em meio ácido, degrada-se rapidamente, por hidrólise, em meio alcalinizado.

O estudo utilizou o seguinte procedimento:

- cada amostra contaminada foi mergulhada, por períodos de tempo iguais, em um dos seguintes líquidos: água pura, soluções aquosas de NH4Cl, de NaHCO3, de CH3COOH e de NaCl;
- a seguir, extratos obtidos a partir dessas amostras foram testados quanto à capacidade de inibir uma preparação de acetilcolinesterase;
- foi registrada, no gráfico abaixo, a atividade enzimática dessa preparação em relação a cada um dos cinco extratos e, também, na ausência de qualquer inibidor.

 

A coluna C representa a atividade enzimática da preparação na ausência de qualquer inibidor, e a coluna 1 registra essa atividade na presença de extrato da amostra mergulhada em água pura. Assim, a coluna 2 representa a atividade enzimática da preparação de acetilcolinesterase na presença de extrato da amostra, quando mergulhada em solução de:



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Química Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...