WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Rio de Janeiro UERJ 2002.2 Questão: 71 Geografia Geopolítica 

Samuel P. Huntington, tratando das relações internacionais, já vem defendendo nos últimos anos a seguinte posição:

"Minha tese é a de que a fonte fundamental de conflito neste novo mundo não será essencialmente ideológica nem econômica. As grandes divisões na humanidade e a fonte predominante de conflito serão de ordem cultural.(...) O choque de civilizações dominará a política global."

(Política Externa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.)

Eric Hobsbawm, sobre a tragédia ocorrida nos EUA no último setembro, declara: "Mas falar em 'choque entre civilizações' é uma tentativa de redirecionar o problema. (...) Cristãos e islâmicos formam uma única civilização. Ambos têm seus valores e dogmas bem sedimentados. Portanto, tentar colocá-los em lados opostos é pretender fragilizar o argumento histórico. (...) A mim, pessoalmente, parece que alguém está tentando dizer ao presidente George Bush que sua política externa negligenciou as necessidades de grande parte dos países árabes e islâmicos, dos países em desenvolvimento (...)."

(O Globo, 18/09/2001)

 

Considerando as diversas análises sobre os atentados terroristas contra os EUA e a leitura dos textos acima, formule uma afirmativa que reforce a posição do autor:

(A) do primeiro texto;
(B) do segundo texto, explicitando uma característica econômica do mundo ocidental.

(A)    Uma dentre as idéias para a construção de afirmativas:

• As rivalidades baseadas em diferenças étnicas, culturais e religiosas são elementos que norteiam o chamado choque entre civilizações.
• Os conflitos mundiais pós-guerra fria deslocaram o enfoque dos contrastes econômicos para aqueles baseados em diferenças entre civilizações.
• Os conflitos mundiais pós-guerra fria podem levar a uma interpretação que evidencia contrastes no campo cultural entre a civilização ocidental e outras, como a do mundo islâmico.

(B)    Uma dentre as idéias para a construção de afirmativas:

• As desigualdades sociais nos países capitalistas são marcadas fundamentalmente pela posição de classe e não pela crença religiosa.
• Ocorre grande interesse dos países centrais no controle da produção de matérias primas estratégicas
como o petróleo.
• Existem laços históricos de dominação dos países capitalistas desenvolvidos sobre os países tradicionalmente fornecedores de matérias primas estratégicas.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Geografia Geopolítica

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...