WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Rio de Janeiro UERJ 2002.2 Questão: 51 Biologia Genética 

A virulência do Bacillus anthracis, causador do antraz, está diretamente associada à presença conjunta dos componentes toxina e cápsula bacteriana, e é atenuada quando um deles está ausente. Os constituintes da toxina são codificados por genes existentes no plasmídeo pX01, e os da cápsula por genes existentes no plasmídeo pX02. O esquema abaixo representa quatro diferentes linhagens de Bacillus anthracis.

(A) Explique a utilidade dos plasmídeos bacterianos no desenvolvimento de técnicas de DNA recombinante.

(B) A cápsula do Bacillus anthracis, ao contrário da toxina, não possui antígenos capazes de provocar reação imunológica protetora em mamíferos. Dentre as linhagens apresentadas, indique a que pode ser utilizada na elaboração de uma vacina composta por bactérias vivas com virulência atenuada. Justifique sua indicação.

(A)    Um fragmento de DNA de qualquer origem pode ser inserido, com o uso de enzimas de restrição, em um plasmídeo extraído de uma bactéria. O plasmídeo modificado, posteriormente reintroduzido na bactéria, fará com que esta passe a produzir, também, as proteínas codificadas pelos genes inseridos no plasmídeo.

(B)    Linhagem II.
Nela, a atenuação da virulência está associada à ausência do plasmídeo pX02. Além disso, como esta linhagem produz toxina, estão presentes os antígenos capazes de induzir imunidade protetora.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Biologia Genética

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...