Tomando por base o comportamento do eleitorado no último pleito e o número de sufrágios até agora obtidos pelos srs. Juscelino e Jango, veremos que os dois pretendentes terão, no máximo, 33% dos votos depositados nas urnas do dia 3, em todo o País. (...) Há, no entanto, outra circunstância que compromete seriamente a situação eleitoral dos dois candidatos - e é que eles só atingiram aquela porcentagem porque receberam os votos proclamados, ostensivos, negociados do Partido Comunista. (...) Parece-nos que o Estado-Maior considera o Partido Comunista uma organização perigosa e subversiva ligada ao movimento internacional revolucionário dirigido pela União Soviética.
(OLIVEIRA, Rafael Corrêa de. O Estado de São Paulo, 11/10/55. Apud CARONE, Edgard. A Quarta República (1945-1964). São Paulo: Difel, 1980.)
Isso é o que não nos podem perdoar; que aqui, sob seu nariz, façamos uma revolução socialista.
(Declaração de Fidel Castro em 16 de abril de 1961. Apud THOMAS, H. Cuba, la lucha por la libertad. Barcelona: Edições Grijalbo, 1974.)
A década de 50 caracterizou-se, na América Latina, pelo crescimento do anticomunismo entre os setores políticos conservadores e entre parcela considerável dos militares, clima que se aprofundou com a declaração de Fidel Castro citada acima. No Brasil, a posse de Juscelino Kubitschek já fora contestada por um tipo de reação que muitas vezes identificava posturas nacionalistas ou reformistas com o comunismo.
A) Relacione o cenário internacional à conjuntura política brasileira na década de 1950, marcada pelos antagonismos entre nacionalistas/reformistas e conservadores/anticomunistas.
B) Identifique duas características da estrutura econômica vigente em Cuba, antes da Revolução de 1959, combatidas pelos revolucionários de Fidel Castro.
A) A bipolarização político-ideológica entre EUA e URSS estabeleceu uma disputa entre as democracias liberais e o modelo socialista soviético. No Brasil, este embate se evidenciou na discussão em torno do monopólio estatal sobre o petróleo e da abertura econômica ao capital estrangeiro, na constante redefinição dos perfis partidários e na polarização em face da ampliação ou não da política trabalhista. B) Duas dentre as características:
• concentração da propriedade, seja rural, seja urbana
• dependência para com o capital estrangeiro, principalmente norte-americano
• propriedade norte-americana da maior parte das grandes usinas açucareiras cubanas
• alto preço dos aluguéis nas cidades, devido à falta de moradias para a população cubana
• propriedade estrangeira da maior parte das atividades econômicas cubanas
TEMPO NA QUESTÃO
00:00:00
História História das Américas
Total de Questões: ?
Respondidas: ? (0,00%)
Certas: ? (0,00%)
Erradas: ? (0,00%)
Somente usuários cadastrados!