"Rio... Uma nova paisagem urbana se descortinava. Cores, luxo e sensações novas se anunciavam e se mesclavam às misérias também trazidas pelo progresso. Tempo de novos afazeres. O Rio de Janeiro se modernizava e clamava por sua inserção no mundo civilizado. Buscando o progresso, a cidade descobria uma nova maneira de ser. Reproduzindo os padrões europeus, a capital federal debruçava-se sobre o mundo dos lazeres e expandia suas possibilidades de buscar o prazer."
(MENEZES, Lená Medeiros de. Os estrangeiros e o comércio do prazer nas
ruas do Rio (1890-1930). Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1992.)
A modernização do Rio de Janeiro, em fins do século XIX e início deste, ocorreu sobretudo por ser a cidade o principal centro político e econômico do país. A partir daí, o progresso esteve sempre relacionado às possibilidades de desenvolvimento nas áreas cultural e de entretenimento. Contudo, nem sempre a busca do progresso e da civilização trouxe benefícios para a população mais pobre do Rio de Janeiro. Atualmente, problemas relativos ao crescimento urbano desordenado e à falência dos serviços públicos vêm dificultando a manutenção da denominação de "cidade maravilhosa".
A. Analise uma conseqüência negativa, para a população de baixa renda, derivada da reforma urbanística desenvolvida pelo prefeito Pereira Passos (1903-1906).
B. Recentemente, o Rio de Janeiro não conseguiu o aval do Comitê Olímpico Internacional para sediar as Olimpíadas de 2004, apesar da mobilização de diversos segmentos da mídia, sociedade e governo. Identifique duas razões relativas aos serviços públicos da cidade que possam ter prejudicado a candidatura do Rio.
A. Uma dentre as conseqüências abaixo: • A população de baixa renda que morava nos cortiços e casas de cômodo no centro da cidade teve suas residências demolidas e foi obrigada a buscar abrigo nos morros da cidade, para manter-se próxima aos locais de trabalho. B. Duas dentre as razões abaixo: • a questão da segurança pública, devido ao destaque dado pela imprensa à delinqüência infanto-juvenil e aos seqüestros
• A população de baixa renda mudou-se para bairros que não tinham planejamento urbano.
• A população de baixa renda passou a ter mais gastos com seu deslocamento pois transferiu-se para bairros afastados dos centros e das fontes de trabalho.
• os problemas de transportes urbanos e constantes engarrafamentos
• a falta de estrutura do parque esportivo para a prática de muitos esportes olímpicos
• a precariedade de serviço médico público, incapaz de atender de forma rápida e eficiente à demanda da população
TEMPO NA QUESTÃO
00:00:00
História História do Brasil
Total de Questões: ?
Respondidas: ? (0,00%)
Certas: ? (0,00%)
Erradas: ? (0,00%)
Somente usuários cadastrados!