Desenvolvimento Sustentável
A sustentabilidade envolve desenvolvimento econômico, social e respeito ao equilíbrio e às limitações dos recursos naturais. De acordo com o relatório da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela ONU em 1983, o desenvolvimento sustentável visa "ao atendimento das necessidades do presente, sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às próprias necessidades".
A mudança de paradigmas estabelece um novo cenário para o processo de desenvolvimento das atividades agrícolas, florestais e pecuárias. É, portanto, a partir da observação da realidade local que o Ministério da Agricultura desenvolve e estimula as boas práticas agropecuárias, privilegiando os aspectos sociais, econômicos, culturais, bióticos e ambientais. Nesse caso, estão incluídos sistemas de produção integrada, de plantio direto, agricultura orgânica, integração lavoura-pecuária-floresta plantada, conservação do solo e recuperação de áreas degradadas.
(www.agricultura.gov.br/desenvolvimento-sustentavel. Acesso: 30/7/2012. Adaptado.)
Os fatores socioeconômicos, políticos e ambientais estão diretamente relacionados ao desenvolvimento sustentável. Portanto, para apoiar os produtores, os governos deverão:
I. Elaborar projetos e programas direcionados para a assistência técnica, financiamento e normatização das práticas rurais sustentáveis.
II. Promover ações voltadas para o uso racional e manejo dos recursos naturais, principalmente do solo, da água e da biodiversidade, visando promover a agricultura sustentável.
III. Melhorar os níveis de emprego e renda no meio rural, promovendo oferta de assistência ao trabalhador e à sua família.
IV. Promover a monocultura nas pequenas e médias propriedades, aumentando, assim, a oferta de alimentos.
Está(ão) CORRETA(S) apenas a(s) afirmativa(s)
TEMPO NA QUESTÃO
00:00:00
Geografia Espaço Rural
Total de Questões: ?
Respondidas: ? (0,00%)
Certas: ? (0,00%)
Erradas: ? (0,00%)
Somente usuários cadastrados!