A obra de Tomás Antônio Gonzaga e a obra de Luiz Ruffato diferem quanto ao espaço focalizado. Conforme ilustram as seguintes passagens, Marília de Dirceu enfoca uma paisagem campestre, ao passo que Eles eram muitos cavalos trata do cenário urbano, representado metonimicamente pela cidade de São Paulo:
Lira V – parte I
Aqui um regato
Corria, sereno,
Por margens cobertas
De flores e feno;
À esquerda se erguia
Um bosque fechado,
E o tempo apressado,
Que nada respeita,
Já tudo mudou.
(...)
São estes os sítios?
São estes; mas eu
O mesmo não sou.
(Marília de Dirceu)
35. Tudo acaba
Luciano decúbito ventral sobre o colchão olhos cravados no teto de gesso rebaixado a televisão ligada desenho animado daqui a alguns anos o apartamento precisará de uma nova pintura as vigas terão de ser reforçadas a água que se infiltra no teto do banheiro e que já provocou o rejunte dos ladrilhos se imiscuirá entre as colunas os fios de eletricidade endurecerão provocando curtos-circuitos e o prédio condenado arruinado será tomado por sem-teto mendigos drogados malucos traficantes disputarão o ponto e tudo findará porque tudo acaba (...)
(Eles eram muitos cavalos)
É CORRETO afirmar que os trechos
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