Leia o texto a seguir.
Até o século XIX, na arte ocidental, a matéria era usada na escultura como meio de representar temas. No século XX, os escultores modernos buscaram a autonomia da linguagem, atingindo a compreensão sobre a importância da materialidade. As criações com volume no espaço já não enfatizaram somente a representação de temas. Os escultores, a partir de Rodin, tiveram a consciência de que a escultura como uma linguagem, mais do que fazer coisas, é “matérica”, porém pode produzir objetos que “dizem” coisas. Além do modelado e do entalhe, os escultores modernos experimentaram um novo procedimento: a “construção”, a escultura como desenho no espaço, a incorporação de massas de ar, do vazio, na
composição escultórica; fazendo do Espaço e da Matéria categorias fundamentais dessa linguagem. (Adaptado de: GAZITÚA, F. El lenguage de la esculura. Santiago: Bauhaus editorial, 1995.)
A partir do texto e com base nos conhecimentos sobre a arte tridimensional, relacione as figuras com os respectivos elementos (categorias) enfatizados na linguagem escultórica.
Assinale a alternativa que contém a associação correta.
TEMPO NA QUESTÃO
00:00:00
Literatura Teoria Literária
Total de Questões: ?
Respondidas: ? (0,00%)
Certas: ? (0,00%)
Erradas: ? (0,00%)
Somente usuários cadastrados!