WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Paraná UEL 2013.1 1ª Fase Questão: 57 Geografia Geografia Física Relevo 

Observe a figura 15 e leia o texto a seguir.


Caíam cinzas nos navios, quanto mais se aproximava, mais quentes e mais densas. Pedras-pomes e negras, queimadas e quebradas pelo fogo e a praia inacessível pelo desmanchar do monte.

(Adaptado de: Carta de Plínio. Disponível em:
<http://www.culturaclasica.com>. Acesso em: 27 abr. 2012.)


A figura 15 apresenta o molde de um corpo petrificado pela ação do vulcão Vesúvio que atingiu Pompeia em 79 d.C. O fenômeno foi observado por Plínio, o Velho, de sua embarcação. Com base na figura, no texto e nos conhecimentos sobre fenômenos naturais, considere as afirmativas a seguir.

I. A intensidade de fenômenos naturais, como a dos vulcões, independe do nível de desenvolvimento técnico e econômico dos países.
II. Devido às transformações tecnológicas, fenômenos como terremotos, vulcões e mesmo tsunâmis são passíveis de serem monitorados, minimizando possíveis catástrofes.
III. No caso de vulcões de tipo pliniano, como o Vesúvio, alguns fenômenos antecedem sua erupção, tais como abalos sísmicos, liberação de gases, cinzas e pedras-pomes
IV. Terremotos, vulcões e tsunâmis são fenômenos intensificados pela ação antrópica e mesmo com toda a tecnologia ainda são imprevisíveis.

Assinale a alternativa correta.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Geografia Geografia Física

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...