Compare os poemas Com licença poética e Enredo para um tema, de Adélia Prado.
a) Discorra sobre a constituição da imagem feminina em cada um dos poemas. Exemplifique sua argumentação com trechos dos poemas.
b) Que sentidos são criados pela utilização das reticências no verso “Demoraste tanto, que... disse D. Cristóvão”?
Explique a função desempenhada pelas reticências para criar essas significações, nesse poema.
Resposta esperada a) Os poemas apresentam imagens femininas bem distintas. O poema Com licença poética apresenta uma mulher determinada, decidida, consciente de seu papel em uma sociedade dominada por homens. Trata-se de uma mulher que decide “carregar bandeira”, isto é, que assume postura de mulher-poeta, tarefa difícil em um contexto marcado por grandes poetas, como Manuel Bandeira (“carregar bandeira”) e Carlos Drummond de Andrade (“vai ser coxo na vida”). Apesar disso, essa mulher vai à luta e cumpre sua sina (“Mulher é desdobrável. Eu sou.”). Por outro lado, o poema também mostra um outro lado da mulher, aquela ligada aos laços familiares: casamento, esposa, mãe, filhos, necessidade de alegrias. O poema Enredo para um tema mostra uma mulher que foi subjugada pelo sistema machista, que se deixou dobrar. Trata-se de uma mulher que possui uma visão idealizada de casamento: “só os cabelos pretíssimos e uma beleza de príncipe de estórias encantadas.”. Uma mulher impedida de expressar opiniões e sentimentos e decidir seu futuro. Enfim, uma mulher “ainda envergonhada”, como apontada no poema anterior, sem voz: “Só eu não disse nada, nem antes, nem depois.”. b) O uso das reticências, nesse poema, funciona como um recurso argumentativo. Elas permitem que não se diga no enunciado para se afirmar na enunciação. Se a afirmação não foi, efetivamente, dita, atenua-se a responsabilidade pelo não dito. Em outras palavras, deixam-se informações implícitas no enunciado e essas lacunas de sentidos são preenchidas pelos interlocutores. No poema em questão, várias significações ficam implícitas, dentre elas: “Demoraste tanto que o pai dela aceitou meu dote.”; “Demoraste tanto que ela não pôde esperar.”; “Demoraste tanto que um novo pretendente apareceu.”; “Demoraste tanto que me casei com ela.” etc. Assim, as reticências cumprem um importante papel na constituição dos sentidos dos textos.
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