WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Goiás UEG 2013.2 Questão: 18 História História das Américas EUA 

Eu tenho um sonho de que meus quatro filhos pequenos viverão um dia em uma nação em que não serão julgados pela cor da pele, mas pelo conteúdo do seu caráter.

Martin Luther King. Eu tenho um sonho. In. RODRIGUE, Joelza Ester. História em Documentos: imagem e texto. São Paulo: FTD, 2000. p. 235.

O texto citado, trecho do famoso discurso de Martin Luther King, é um importante documento da luta dos negros norte-americanos contra a segregação racial vigente nos Estados Unidos, na década de 1960. Sobre essa mobilização dos negros, responda:

a) Quais eram as práticas de segregação racial existentes nos EUA? (5 pontos)

b) Qual a diferença entre a proposta de ação de Martin L. King e a de Malcon X, líder dos Panteras Negras? (5 pontos)

a) Espera-se que o(a) candidato(a) possa, num texto claro e coerente, apontar algumas das práticas racistas vigentes nos EUA até os anos 1960: a proibição de os negros estudarem nas mesmas escolas que os brancos, a proibição de os negros votarem vigente em alguns Estados, a restrição de os negros frequentarem determinados locais públicos, como cinema, restaurante, etc.

b)Espera-se que o(a) candidato(a) possa, num texto claro e coerente, distinguir as ações dos dois líderes negros. Martin Luther King inspirava-se na ideia de desobediência civil, defendendo ações pacíficas para combater a discriminação e a segregação, como boicotes aos estabelecimentos comerciais e a mobilização pública por meio de passeatas e protestos públicos. Já Malcon X, adepto do Black Power, defendia o uso da resistência armada e até o emprego da violência para combater a segregação racial.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

História História das Américas

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...