Estudo da ONU revela que, desde a década de 1970, os homicídios em São Paulo quaduplicaram” [...].
“A violência e a criminalidade urbanas aumentam em todo o planeta, incitando ao medo generalizado e afastando os investimentos em muitas cidades”, disse o secretário geral da ONU, Ban Ki-Moon, na introdução do estudo. Cerca de 60% dos moradores das cidades nos países em desenvolvimento foram afetados pela criminalidade, e mais da metade deles, em países ricos e pobres, se preocupa com a criminalidade ‘o tempo todo’ ou ‘com muita frequência’.
Disponível em: <http://www.abin.gov.br/modules/articles/article.php?id=1119>. Acesso em: 7 mar. 2009. (Adaptado).
Os moradores dos bairros pobres, considerados como “produtores” da violência humana, segundo a crença que a miséria tornaria o homem violento, são, em realidade, suas maiores vítimas.
PEDRAZZINI, Yves. A violência das cidades. Petrópolis: Vozes, 2006. p. 19.
A violência urbana não é um fenômeno isolado: a urbanização caótica, a densificação ou a privatização dos espaços públicos, a segregação social e racial levam a considerar as atividades informais e ilegais, violentas ou não, como indicadores de uma transformação mundial da civilização urbana. A informalização da urbanização é uma resposta das populações carentes à globalização e às políticas de segurança, na medida de seus meios.
PEDRAZZINI, Yves. A violência das cidades. Petrópolis: Vozes, 2006. p. 23.
Com base na leitura dos dados apresentados acima e dos trechos citados da obra do sociólogo Yves Pedrazzini, e considerando a contribuição da Geografia e da Sociologia para o estudo da violência, é CORRETO afirmar que o aumento da violência urbana está relacionado com
TEMPO NA QUESTÃO
00:00:00
Geografia Outros
Total de Questões: ?
Respondidas: ? (0,00%)
Certas: ? (0,00%)
Erradas: ? (0,00%)
Somente usuários cadastrados!