WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Goiás UEG 2007.1 1ª Fase Questão: 1 Português Interpretação de textos 

Leia os textos a seguir.

TEXTO 1


                                                                O RESPEITO AOS VELHOS

Na semana passada, li uma notícia que me chamou a atenção: os atropelamentos são a terceira principal causa de morte entre brasileiros de 5 a 14 anos de idade; e o risco de morrer atropelado sobe (para homens e mulheres) a partir dos 50 anos. Segundo a nota, envelhecer provoca patologias, como perda da visão e da capacidade auditiva, que diminuem a atenção aos alertas dados pelos motoristas, e perda da força muscular, que afeta a agilidade e dificulta a travessia de vias movimentadas.
Já comentei aqui que a cultura atual simplesmente eliminou as duas pontas da vida: a infância e a velhice. O que vale hoje é a juventude. Queiramos ou não, é preciso ser jovem de qualquer maneira. Essa notícia, portanto, não faz mais do que confirmar o fato. O trânsito, as vias públicas, o tempo dos semáforos, a faixa de pedestres, o comportamento dos motoristas e a configuração de ruas e calçadas não são próprios para crianças e velhos.
Mas o que mais me impressionou foram as explicações para o risco de morte por atropelamento entre as pessoas com mais de 50 anos: é a própria velhice a responsável. Talvez o esperado seja que os cidadãos com mais de 50 anos respeitosamente se retirem do espaço público para que não provoquem o constrangimento de serem atropelados, não? Ou, então, que mantenham a agilidade e as funções como se fossem jovens.
Adequar as condições das vias públicas para respeitar os velhos – e faço questão de dizer “velho” e não “pessoas da terceira idade”, justamente para marcar a dignidade que se deve a essa etapa da vida – não é algo levado em consideração.
                                                                    SAYÃO, R. Folha de S. Paulo, São Paulo, 31 de agosto de 2006, p. 12. Equilíbrio. [Adaptado].



O ponto de vista defendido pela autora, ao longo do texto, transparece na afirmação:



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Português Interpretação de textos

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...