Você voltou para a civilização, né? Você tinha ido para Goiás.
Ana Maria Braga, apresentadora de TV, entrevistando a atriz Glória Pires.
In: O Popular, Goiânia, 1o maio 2005.
Até 1930, o estado de Goiás continuava fora da corrente de progresso que, nos últimos 80 anos, vinha transformando São Paulo e outros estados a partir da modernização da agricultura e de um começo da industrialização.
PALACÍN, Luís; MORAES, Maria Augusta S. de.
História de Goiás. Goiânia: Editora da UCG, 1994, p. 90.
Conceitos como “progresso” e “civilização” são recorrentes na análise dos fenômenos econômicos e culturais. Acerca do uso desses conceitos para a compreensão da história de Goiás, julgue os seguintes itens:
I. A construção da estrada de ferro provocou uma profunda transformação econômica, pois o Estado passou a exportar produtos agropecuários para o Sudeste do país.
II. A mudança da capital na década de 1930 provocou o aumento da população e a intensificação da urbanização, eliminando os traços rurais da cultura goiana.
III. Os conceitos de “progresso” e “civilização” são insuficientes como instrumentos de análise cultural, pois é impossível afirmar que os valores culturais goianos são superiores ou inferiores aos de outros estados.
IV. A necessidade de construir uma nova capital, segundo Pedro Ludovico, se justificava pela defesa do patrimônio histórico da cidade de Goiás, ameaçada pelo crescimento demográfico.
São CORRETAS as seguintes assertivas:
TEMPO NA QUESTÃO
00:00:00
História História do Brasil
Total de Questões: ?
Respondidas: ? (0,00%)
Certas: ? (0,00%)
Erradas: ? (0,00%)
Somente usuários cadastrados!