WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Ceará UECE 2012.2 Questão: 22 História História do Brasil Colônia Jesuítas 

“A má vontade com que os jesuítas viram os índios, a demonização dos seus costumes, a violência da catequese, a sujeição dos povos encontrados no além-mar, tudo isso pertence à história do modernismo colonial.”

VAINFAS, Ronaldo. Trópico dos Pecados: moral, sexualidade e inquisição
no Brasil Colonial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. p. 45-51.

Atente para o que se diz a respeito da visão dos jesuítas acerca da humanidade encontrada no Brasil, com as grandes navegações:

I. Julgavam imperioso cobrir o corpo dos índios, alegando várias razões: o escândalo que dariam, por estarem nus, aos padres vindouros; a ofensa a Deus, sobretudo ao assistirem a ofícios divinos, com as vergonhas a mostra; a excitação que as índias nuas causariam nos cristãos.

II. Jesuítas e leigos ressaltaram a nudez dos índios, embora alguns a vissem com naturalidade, a exemplo de Pero Vaz de Caminha que os julgou naturalmente inocentes, sem nada a cobrir-lhes “as vergonhas”.

III. Em sua maioria viram na nudez indígena uma prova de escândalo, torpezas e ofensas a Deus, embora não se possa esquecer que o horror que manifestavam ante a nudez dos índios, especialmente das partes genitais, parece antecipar todo o rigor de uma época.

Está correto o que se afirma em



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

História História do Brasil

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...