WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Santa Catarina UDESC 2013.1 1ª Fase Questão: 50 Português Geral 

TEXTO 3

Selminha – Papai, pelo amor de Deus, escuta!
Aprígio – Selminha...
Selminha – Tenho mais confiança em Arandir que em mim mesma. Se tivesse acontecido o que o jornal diz. Um momento, papai. (com mais violência) Arandir me contaria. Arandir não me esconde nada. Arandir me conta tudo!
Aprígio – Nem tudo.
Selminha – Tudo!
Aprígio – Ontem, eu perguntei se você conhecia o seu marido.
Selminha – (exaltada) – Mas claro! Ou o senhor se esquece que eu sou a mulher. Que eu. Papai, Arandir não pode nem me trair. Porque viria me contar tudo, tudinho. Outro dia. A fechadura do banheiro estava quebrada. Arandir empurra a porta e vê Dália nua. Sem querer, naturalmente, e nem ele podia imaginar que. Mas compreendeu? Pelada. Completamente! Tinha acabado de tomar banho. Pois Arandir veio, imediatamente, no mesmo minuto. No mesmo minuto, papai. Dizer: – Olha, acaba de acontecer isso, assim assim... Eu nem disse nada a Dália, porque ela ia ficar sem jeito. Mas a sinceridade de Arandir! O senhor sabe que eu adorei! Adorei!
Aprígio – Posso falar?
Selminha – (frenética) – E o jornal põe que o meu marido beijou outro homem na boca!
Aprígio – É verdade!

RODRIGUES, Nelson. O beijo no asfalto. pp. 42 e 43.



Analise as proposições em relação à obra O beijo no asfalto, Nelson Rodrigues, e ao Texto 3.

I. Selminha, a mulher de Arandir, ama-o desde menina, e sempre teve muita confiança nele, no entanto depois de saber da notícia torna-se frágil e insegura, e passa a duvidar da heterossexualidade do marido.

II. Da leitura da obra infere-se que todos os colegas de trabalho de Arandir lhe são solidários depois da publicação da foto do beijo no jornal, com exceção de Dona Judith, a datilógrafa.

III. Da leitura da obra infere-se que diante da inusitada e trágica situação, Arandir compadecese da vítima e por piedade e generosidade beija-o, porém, cercado por pessoas cruéis e preconceituosas, torna-se vítima inocente da deterioração e da maldade humana.

IV. A leitura da obra leva o leitor a inferir que Nelson Rodrigues procurou, por meio da ficção, mostrar a imagem de uma imprensa com pouca ética, pouco profissionalismo e marcada pelo sensacionalismo.

V. Há três advérbios (destacados em negrito) terminados em -mente, que derivam de adjetivos, e são usados por Selminha para assegurar a honestidade e a hombridade de Arandir.


Assinale a alternativa correta.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Português Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...