WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Santa Catarina UDESC 2013.1 1ª Fase Questão: 45 Português Geral 

TEXTO 1

    Quando Lauro melhorou e todos se aprontavam para a mudança, Delminda resolveu ir junto. Velha e viúva, não tinha ninguém por si. Nada a prendia ao ranchinho onde morava, a não ser a sepultura da filha. Natalina se matara, anos antes, mas a velha jamais contara a causa do suicídio. Depois de haver sido desonrada pelos filhos do coronel Ananias, a moça dera para definhar e entristecer, até que um dia amanheceu enforcada numa trave do rancho. Delminda sabia ser inútil pedir reparação pelo mal que lhe causaram à filha. Coronel viera ao mundo para aquilo mesmo: desonrar as mulheres e mandar surrar, castrar ou matar os homens. Outra serventia não tinha. Nem havia lei que protegesse virgindade de moça pobre. Ganho, Delminda encontraria em qualquer lugar. Era parteira e as crianças nasciam em toda a parte, até mesmo no Espinilho, onde se encontrava o monge. Era para lá que todos iam. Delminda foi também. São José Maria era santo, e junto dos santos saudade e tristeza deviam ser mais fáceis de suportar.

SASSI,Guido Wilmar. Geração do deserto. 5. ed. Porto Alegre: Movimento, 2012. p. 25.


Analise as proposições em relação à obra Geração do deserto, Guido Wilmar Sassi, e ao Texto 1.

I. O desfecho da obra se dá quando Mané Rengo consegue, às margens do rio, despistar os soldados e atravessar o rio para reencontrar sua família.

II. Da leitura da obra infere-se que o poder político, nas mãos dos coronéis e de interventores contribuiu para acirrar os conflitos regionais e aumentar a desigualdade social.

III. A chegada das empresas, como a Lumber por exemplo, desvalorizou as pequenas serrarias, desqualificou o trabalho braçal, consequentemente barateou a mão de obra local.

IV. O intenso movimento migratório gerado pelo conflito social de caráter messiânico, pelas terras e pelo fanatismo religioso, provocou fome, miséria e morte.

V. Intertextualidade é a realidade mediada por textos que se absorvem, reconstroem e se desconstroem em outros textos, algumas vezes nem se percebe o processo de significação e de comunicação neles implicados na obra, como mostra a passagem bíblica – Terra de Canaã, Terra Santa, referenciada na obra de Guido Wilmar Sassi.


Assinale a alternativa correta.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Português Geral

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...