WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Santa Catarina UDESC 2013.1 1ª Fase Questão: 36 História História do Brasil República Era Vargas (1930 - 1945) 

Leia o excerto abaixo:

“A chamada revolução de 1932 completa oitenta anos no mês que vem. Se a ideia era não mais do que a reconstitucionalização do país, como apregoavam as lideranças paulistas, ou a reação de uma oligarquia que se imaginava ameaçada, é assunto para outros e mais doutos espaços. Neste, mais modesto, vai interessar o lado em que estavam certos personagens, e o comportamento que tiveram...”.

TOLEDO, Roberto Pompeu de. Gente de 1932. Revista Veja. Ed. Abril, edição 2273, ano 45, n. 24, 13 de junho de 2012, p. 142.


Analise as proposições sobre o ponto de vista expresso por Roberto Pompeu de Toledo no excerto acima, e as questões históricas relacionadas à “chamada revolução de 1932, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) “A chamada revolução de 1932”, a que se refere Roberto Pompeu de Toledo, deve ser entendida dentro do quadro conflituoso que remonta a crise da década de 20 e culmina com a deposição do presidente Washington Luís, e com Getúlio Vargas assumindo a presidência de um governo provisório, em 1930.

( ) Para alguns historiadores, a Revolução de 1930 foi o movimento vitorioso que levou Getúlio Vargas ao poder, após a deposição de Washington Luís, e o acontecimento de 1932 foi um movimento de oposição ao governo de Getúlio Vargas que eclodiu na capital paulista e rapidamente se expandiu pelo Estado de São Paulo.

( ) Roberto Pompeu de Toledo acredita que a “chamada revolução de 1932” objetivou a reconstitucionalização do país, afinal o presidente eleito, Washington Luís, foi deposto e em seu lugar assumiu – apesar de haver perdido a eleição presidencial – Getúlio Vargas.

( ) Roberto Pompeu de Toledo não está interessado nas diferentes razões que visam explicar a “chamada revolução de 1932”, sua questão é outra, são os próprios personagens dessa história que lhe interessam.

( ) “A chamada revolução de 1932”, a que se refere Roberto Pompeu de Toledo, foi um movimento vitorioso de oposição ao governo de Getúlio Vargas, levado a cabo por paulistas que, mesmo em menor número, venceram a revolução de 1932.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

História História do Brasil

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...