A literatura traz a possibilidade de o artista recriar a realidade, segundo suas convicções, seus ideais, sua vivência. Artistas diferentes, em épocas simultâneas ou distintas, podem tratar de temas semelhantes, mas com estilos, abordagens e perspectivas diferenciadas.
Os fragmentos abaixo, de Alfredo Bosi, falam de dois momentos literários importantes no Brasil. Leia-os e complete os espaços.
I. Embora as atitudes ideológicas e críticas que se rastreiam durante as quatro décadas do ..........................., de ..........................., tenham como fator comum a ênfase dada à autonomia do país, a um nacionalismo crônico e às vezes agudo, ilustrado no mito da terra-mãe, orgulhosa do passado e dos filhos, sabe-se que, por trás da fachada uniforme desse amor à pátria, houve outras expressões permeando esse período.
II. Mais tarde, os homens de 1922, ..........................., ..........................., ..........................., entre outros, e os que os seguiram, seja no tempo ou no espírito, viveram com maior ou menor dramaticidade uma consciência dividida entre a sedução da “cultura ocidental” e as exigências do povo brasileiro, múltiplo nas raízes históricas, mas que não desejava agora idealizar a realidade, e sim denunciar os desequilíbrios dessa realidade.
Adap. BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 3ª ed. São Paulo: Cultrix, 1987, p. 171-344.
Assinale a alternativa que completa corretamente os espaços nos relatos.
TEMPO NA QUESTÃO
00:00:00
Literatura Teoria Literária
Total de Questões: ?
Respondidas: ? (0,00%)
Certas: ? (0,00%)
Erradas: ? (0,00%)
Somente usuários cadastrados!