WhatsApp do Vestiprovas
Compartilhar

Responder Questão:

Santa Catarina UDESC 2011.1 1ª Fase Questão: 57 Geografia Outros 

O slogan ‘Bela e Santa Catarina’ foi criado para melhor vender a imagem do Estado. O maior atrativo como produto turístico era sua diversidade cultural, amalgamada agora no Estado de Festa. [...] As festas e eventos culturais, mesmo como criações recentes, têm um papel importante na vida local. No Sul do Brasil, o Estado de Santa Catarina tem sido palco de eventos [festivos]. [...] Surgem várias festas ressaltando os respectivos elementos, permeadas, evidentemente, com caráter mercadológico.”

(SEVERINO, José Roberto. Itajaí e a identidade açoriana: a maquiagem do possível. Itajaí: UNIVALI, 1999, p. 11-49.)


Analise as proposições em relação ao texto e à realidade de Santa Catarina.

I. Pode-se afirmar que Santa Catarina é um Estado Belo, europeu e sem problemas sociais.
II. As festas mais recentes, criadas no Estado, procuram manter um certo vínculo com a cultura local, mas tentam, sob diferentes formas, aproveitar o que de vendável e espetacular pode ser comercializado.
III. A ênfase no caráter étnico dessas festas pode provocar a crença e mesmo o preconceito de que o Estado de Santa Catarina é o mais organizado, limpo e dinâmico da Federação, em detrimento dos demais.
IV. Desde a primeira Oktoberfest, realizada no ano de 1984 em Blumenau, é comum descreverem aquela cidade como “Alemanha Brasileira”.

Assinale a alternativa correta.



TEMPO NA QUESTÃO

Relógio00:00:00

Gráfico de barras Meu Desempenho

Geografia Outros

Total de Questões: ?

Respondidas: ? (0,00%)

Certas: ? (0,00%)

Erradas: ? (0,00%)

Somente usuários cadastrados!

Postar dúvida ou solução ...